terça-feira, 2 de novembro de 2010

Pamonha

Convidei há dias para o meu escritório a governanta de meus filhos, Iúlia Vassílievna. Era preciso acertar as contas.- Sente-se, Iúlia Vassílievna! - disse - Vamos fazer as contas. Com certeza, está precisando de dinheiro e a senhora‚ tão cerimoniosa que não pede sozinha... Bem... ficou ajustado entre nós que seriam trinta rublos por mês...- Quarenta...- Não, Trinta... Eu tenho anotado... Sempre paguei trinta rublos às governantas...Bem, a senhora residiu aqui durante dois meses...- Dois meses e cinco dias...- Dois meses exatos... Anotei assim. Quer dizer que tem a receber sessenta rublos... Descontando nove domingos... a senhora, realmente, não deu aula ao Kólia nos domingos, mas apenas passeou com ele... E mais três feriados...Iúlia Vassílievna ficou vermelha e pôs-se a puxar uma franja do vestido, mas... não disse palavra!...- Três feriados... quer dizer que temos a descontar doze rublos... Kólia esteve doente quatro dias e, por isso, não estudou... A senhora, então, deu aula apenas a Vária... Durante três dias, a senhora teve dor de dente e minha mulher dispensou-a das aulas da tarde... Doze e sete são dezenove. Descontando... ficam... hum... quarenta e um rublos... Certo?O olho esquerdo de Iúlia Vassílievna ficou congestionado e nublou-se. Começou a tremer-lhe o queixo. Tossiu nervosa, assoou-se, mas... sem dizer palavra!- Na noite de Ano Bom, a senhora quebrou uma xícara de chá e um pires. São menos dois rublos... A xícara é uma relíquia, custa mais caro, mas... vá lá, Deus que a perdoe! Nossas coisas já se têm estragado em tantas ocasiões! Depois, devido a uma falta de atenção por parte da senhora, Kólia trepou numa árvore e rasgou o paletozinho... São menos dez... A arrumadeira, em consequência igualmente de uma distração sua, roubou os sapatos de Vária. A senhora deve cuidar de tudo. Está contratada e recebe ordenado. Quer dizer que devemos tirar mais cinco... No dia dez de janeiro, a senhora levou emprestados de mim dez rublos...- Eu não levei! - murmurou Iúlia Vassílievna.- Mas está anotado aqui!- Está bem...seja.- De quarenta e um, tira-se vinte e sete, sobram quatorze...Os olhos da governanta encheram-se de lágrimas... O suor apareceu sobre seu narizinho comprido e gracioso. Pobre menina!- Eu só levei uma vez - disse ela, a voz trêmula. - Levei três rublos de sua senhora... Não levei mais nada...- E agora? Imagine, eu nem anotei isso! Tirando três de quatorze, fica onze... Aqui está o seu dinheiro, minha cara! Três... tres, três... um e um... Queira receber!Dei-lhe os onze rublos... ela os tomou e enfiou-os no bolso, com dedos trêmulos.- Merci - murmurou.Levantei-me de um salto e pus-me a andar pelo quarto. O furor apossou-se de mim.- Mas, por que este merci? - perguntei.- Pelo dinheiro...- Mas eu a assaltei, diabos, eu lhe roubei dinheiro! Por que merci?- Noutras casas, cheguei a não receber nada...- Não recebeu nada! Compreende-se! Eu caçoei da senhora, dei-lhe uma lição cruel... Vou lhe pagar todos os seus oitenta rublos! Estão preparados para a senhora, neste envelope! Mas, como é que se pode ser moleirona assim? Porque não protesta? Por que fica quieta? Pensa que, neste mundo, pode-se não ser audacioso? Pensa que se pode ser tão pamonha?Ela esboçou um sorriso azedo e eu li em seu rosto: "Pode-se sim!".Pedi-lhe perdão por aquela lição cruel e dei-lhe, para seu grande espanto, os oitenta rublos. Pôs-se a balbuciar merci com timidez e saiu do escritório. Acompanhei-a com o olhar e pensei:- É fácil ser forte neste mundo!(1883)

"A Dama do Cachorrinho e outros contos"Trad. Boris SchnaidermanED. Max Limonad, 1986.

2 comentários:

  1. Se a Julia não tivesse aceitado com certeza bateria boca com o patrão ate os dois resolveram o que estava realmente certo e se fosse eu nem sei o que faria, mas acho que nem iria discutir muito com ele porque nunca mais trabalhaste com ele
    Eu não ia aceitar as atitudes que o patrão fez a empregada.
    Eu ia ser bem diferente se ele começasse a descontar a coisa que eu fazia de errado eu causar um conflito com o patrão
    Se Julia não ficasse calada e se o patrão ela ia causar um conflito e uma briga.

    ResponderExcluir